ZEN & TAO

 

Num mundo baseado na premissa de um “sistema econômico extrativista que considera a natureza como um mero recurso que pode ser explorado impiedosamente” (Coll, 2022), o sofrimento é inevitável em todo mundo. Um sofrimento inerente ao ciclo da vida, o ciclo de nascimento e morte, ou samsara. As filosofias Zen & Tao são mais relevantes do que nunca.

 

Viver a vida em harmonia com a natureza, em interdependência, com sabedoria, compaixão e humildade, são os mais relevantes princípios do budismo e do taoísmo (Zen & Tao). Ambos são essencialmente formas de libertação. O Zen também combina a ideia de "Vazio" (Budismo) e "Nada" (Taoísmo) (Suzuki, 2004).

 

Há milênios, o budismo e o taoísmo, ao estudar e ao observar a natureza, desenvolveram uma visão sistêmica avançada da vida, redescoberta na ciência moderna em diversos campos, como na medicina, na física quântica e na neurociência. Definitivamente, budismo e taoismo não são uma religião, não são baseados em Deus(es). Podem ser praticados em simultâneo com outros tipos de credo ou religião. Os seus pilares são as Galáxias, a Terra, uma cidade, uma organização, uma pessoa, uma floresta, uma árvore, as flores, uma abelha... todos os seres sencientes. Todo o sistema é complexo, maior que a soma das suas partes e se influencia mutuamente como um só.

 

ZEN - Deriva do sânscrito dhyana, que significa "meditação". O caminho para alcançar o despertar que é possível para qualquer um.

 

Há 2.500 anos, o príncipe indiano Siddharta Gautama, conhecido como Buda Shakyamuni (a palavra Buda significa o desperto) ensinou que todos podemos despertar, somos todos Budas. Com essa crença e premissa, a filosofia do budismo foi adoptada em toda a Ásia. Na China, no século VII, fundiu-se com o taoísmo e evoluiu para Ch'an (palavra para meditação) e Zen no Japão (aprox. 1191).

 

Gautama afirma que, por meio da prática de meditação dedicada e consistente, podemos perceber que o eu e os outros são um, que o condicionado e o incondicionado são simultâneos e que o absoluto e o relativo são idênticos. É assim que a compaixão e a sabedoria naturais fluem, surgem respostas pacíficas e intuitivamente apropriadas às circunstâncias.

 

Budistas acreditam numa roda de constantes renascimentos. Relacionado com o “karma", indicando que as boas ou más ações de uma pessoa no passado irão criar impacto na vida seguinte. Só pelo "Caminho do Meio" e as quatro nobres verdades se pode atingir a iluminação (nirvana).

 

Então, apenas inspire lentamente com gratidão e consciência e expire com apreço e amor. Cuide do meio ambiente, comece com sua própria ação e não desperdice os preciosos recursos da terra, toda ação tem consequências. Os votos são o viver aqui e agora com atenção plena, consciência, integridade, autenticidade, compaixão, gratidão e libertar todos os seres da ilusão, desilusão e sofrimento.

 

So por hoje estou calmo(a)
So por hoje sou aplicado(a) e honesto(a)
Sou gentil com os outros
Expresso gratidão
Que todo o meu corpo seja energia positiva para o meu bem supremo
Que todos os seres sejam livres de sofrimento

 

TAO - Significa literalmente "Caminho da energia". Os seus princípios fundamentais assentam na contemplação da natureza, dos seus fenómenos e na autocontemplação, como forma de busca de harmonia.


O símbolo do Tao é formado por duas forças que compõem tudo o que existe no universo, visível e não visível, o Yin e o Yang:

  • O Yin é o escuro, nublado, frio, pequeno, repouso, o interior, o recolhimento, a introspeção.
  • O Yang, em oposição, é o claro, ensolarado, quente, grande, o movimento, o exterior, a expansão, a força.

 

A filosofia taoísta teve início no séc. II, com Lao Tzu, fundando a ideia "O caminho da energia"Ch’i, ou Qi, é a energia que está presente e guia tudo no universo.

 

Os ensinamentos e os símbolos do taoismo estão compilados no "Livro das Mutações: I Ching". Sao estes conceitos que fundamentam os princípios e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, artes marciais, do Qi Qong ao Tai Chi, na harmonização do ser humano com o ambiente, pela art Feng Shui. Aplicam-se às artes de divinação, de leitura do destino, como a técnicas oraculares e astrológicas.

Os "wushu" ( ou as 5 artes) são as mais abrangentes categorias:

  • Medicina - Ingerir a comida apropriada na estação do ano apropriada
  • Artes Marciais - treino interno e externo
  • Qi Qong - prática para saúde, longevidade, capacidade sexual, artes marciais, para atingir a imortalidade, meditação
  • Adivinhação - astronomia, astrologia, geomancia, Feng Shui, mediunidade, estratégias militares (Sun Tzu). Esta categoria não existe na filosofia Zen
  • Espiritualidade - cultivo da espiritualidade através de praticas meditativas com visualização. Diferente do Zen que a meditação se baseia no Vazio de pensamentos e emoções

Taoistas acreditam na imortalidade espiritual em que o espírito se junta ao universo após a morte física. O taoismo ensina que todas as criaturas vivas merecem viver num estado de harmonia com o universo e a energia aí encontrada.

 

1 - Japão - Na terra do sol nascente Be ZEN 

 Preços: sob consulta (zentravel@ravt.pt)  Duração: 10 ou 12 dias  Nº Participantes: Mín. 8 Max. 25   Pick up: Aeroporto